sábado, 27 de junho de 2009








O projeto “Os Balões de Santos=Dumont” foi executado publicamente em 2005, através das projeções audiovisuais “O Sonho de Santos=Dumont” em uma réplica do Balão Brasil, durante o 6° Encontro Cultural de Milho Verde - MG, tendo sido enviado para análise à Com14-bis - COMISSÃO INTERMINISTERIAL DO CENTENÁRIO DO VÔO DO 14-BIS (composta por 16 Ministérios do Governo Federal) sendo aprovado como de Interesse Institucional para as Atividades Oficiais das Comemorações dos 100 anos da construção e vôo do avião 14-bis, em 2006.
Durante todo o ano de 2006 teve atuação em diversos eventos de educação, esportes, cultura, ciência e tecnologia, através da mostra de réplicas do Balão Brasil e do Dirigível Nº14 e da exposição "Os Balões de Santos=Dumont e Outras Invenções".
As réplicas dos seus balões são usados em exposições interativas gratuitas para comunidades, realizadas em praças públicas, parques, campus universitários e, como telões infláveis, mostram os feitos de Santos=Dumont, em projeções multimídias com mostra de documentários sobre sua vida e obra.
Teve a inserção em eventos paralelos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - MCT, e, nas Comemorações Oficiais do Centenário do Vôo do 14-bis, com réplicas dos balões ao lado de uma réplica do 14-bis (em vôo) no dia 22/10/06, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Contou com Apoio Institucional da Comissão 14-Bis; INCAER – Instituto Cultural da Aeronáutica – RJ; SECTES-MG – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais; UFMG/BH; UNIFEI - Itajubá/MG; UFVJM (Diamantina); ABAAC - Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas, ABRAEX – Associação Brasileira de Aeronaves Experimentais, CREA -MG – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Instituto Milho Verde - MG, Festival de Inverno/UFMG, Instituto Santos=Dumont/SP, Instituto Eco-Econômico e Cultural Espírito Santo, MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia, ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, diversas Prefeituras Municipais e Exército Brasileiro, ABCAER – Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (São José dos Campos) e ABRAER – Academia Brasileira de Aeronáutica.
Este Projeto também demonstra o comprometimento de Alberto Santos=Dumont em questões ambientais (como é o caso de sua sugestão para a criação do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu) e suas preocupações humanistas futuras (apresentadas no seu livro “O que vi. E o que veremos), através de diversas projeções no balão Brasil, de filmes sobre o Planeta Terra e projeções de vídeos experimentais sobre os ambientes regionais.

Reportagem TV Vanguarda - 22/10/2008


Projeto Balões de Santos=Dumont

O Projeto Balões de Santos=Dumont surgiu na busca de acrescentar e realizar ações de preservação da cultura e memória nacional demonstrando a obra de Santos=Dumont (cidadão mineiro franco-brasileiro) e a memória do seu vulto, como ilustre personalidade do nosso patrimônio histórico e cultural. Apresentando e ampliando o conhecimento sobre o contexto de seus trabalhos e os seus passos decisivos para a conquista do vôo em balões, dirigíveis e aviões, realizados com o intuito de servirem ao progresso da humanidade, a união de povos e das nações.
Este projeto iniciou em 1998, ano do centenário da criação da 1ª obra original de Santos=Dumont, através da construção de uma réplica do Balão Brasil (inflável).
Foi idealizado o resgate desta obra como “suporte expográfico”, executado em projeções multimídias e diversas técnicas audiovisuais: retroprojetores, slides, data show e teatro de sombras com sonorização, se estruturando assim, a apresentação: “O Sonho de Santos=Dumont”, em 2001 (ano do centenário do Balão Dirigível Santos=Dumont Nº6, com o qual ganhou o prêmio da dirigibilidade aérea).
Nos anos seguintes, foram executadas atividades em vários congressos científicos, encontros culturais e eventos em diversas áreas, em várias cidades do Brasil, para milhares de expectadores em apresentações, cujo diferencial cultural representativo era o uso da réplica do Balão Brasil como telão inflável.
No ano de 2005 a partir de contatos com a COMISSÃO INTERMINISTERIAL DO CENTENÁRIO DO VÔO DO 14-BIS - Com14-BIS (composta por 16 ministérios), surgiu uma proposta de ampliar este Projeto. A intenção era resgatar os principais Balões de Santos=Dumont como obras representativas do seu trabalho, mostrando os passos dados por ele no desenvolvimento aeronáutico, as importantes conquistas realizadas e prêmios recebidos e, logicamente, o mérito da invenção do 14-bis.
Este Projeto foi Aprovado como de Interesse Institucional pela Com14-bis, integrando as Atividades Oficiais das Comemorações dos 100 Anos do 14-BIS.
Participou em 2006 de diversos eventos através da mostra de réplicas do Balão Brasil e do Dirigível Nº14, com o objetivo de demonstrar as pessoas os aspectos patrimoniais (material e imaterial) na obra de Alberto Santos=Dumont, do seu conhecimento, do modo de fazer e o seu comprometimento social na busca de soluções para o vôo humano e o domínio da aeronavegabilidade.
O Projeto teve a inserção em 3 eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (do MCT). Nas Comemorações Oficiais do Centenário do Vôo do 14-bis, as réplicas dos balões participaram ao lado de uma réplica do avião 14-bis (em vôo), no dia 22/10/06, na Esplanada dos Ministérios - em Brasília, constando do Relatório Final da Com14-Bis e, diversas reportagens em televisão, jornais, revistas e internet.
A metodologia desenvolvida nas apresentações utiliza as réplicas dos Balões de Santos=Dumont (fixados em suportes, tetos ou guindastes), em exposições interativas gratuitas para comunidades, demonstrando a inserção urbana de sua obra com filmes, documentários e animações sobre Alberto Santos=Dumont.
Foram realizadas exposições culturais e educativas em Universidades, Congressos, Festivais e eventos esportivos, com público diversificado de milhares de pessoas. Foram executadas palestras sobre os aspectos tecnológicos, criatividade e inovação, assim como fatos culturais e patrimoniais de sua obra, para estudantes, professores, Colegiados Universitários, engenheiros, militares, etc. Paralelamente, uma exposição de banners denominada “Os Balões de Santos=Dumont e Outras Invenções”, mostra em fotos e desenhos de seus projetos, a genialidade de Santos=Dumont e o seu patrimônio histórico/cultural nos legado.
Assim, o "Projeto Balões de Santos=Dumont" apresenta-se como um atrativo cultural e de educação patrimonial em todos os eventos que participa, provocando o envolvimento, a conscientização e o lazer das pessoas. Ampliando o conhecimento sobre a vida e as obras de Santos=Dumont e, suas invenções como subsídio ao desenvolvimento tecnológico aeroespacial.
Atualmente, este Projeto busca conscientizar um maior número de pessoas para o tombamento e registro das obras de Alberto Santos=Dumont como Obras Primas do Patrimônio da Humanidade na UNESCO.

Balões de Santos=Dumont

http://www.youtube.com/watch?v=gntGp0vrPyk
http://www.youtube.com/watch?v=0Jk0haC3-oQ
http://www.youtube.com/watch?v =oKwbRLc7_4E